SOBRE NÓS
Conheça mais sobre a
Federação!
O Cooperativismo tem sido parceiro e agente de desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, desde a implantação da 1ª cooperativa em 27/01/59, no então distrito de Forquilhinha, esteve intimamente ligado aos programas do Governo.
Como a concessionária estatal não tinha a mínima condição de atendimento no começo da década de 60, foi criado a 1ª entidade governamental, encarregada da eletrificação rural – Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE.
O Governo se valeu do Cooperativismo como instrumento para captar os recursos e executar os projetos de eletrificação rural. Com a facilidade de obtenção de recursos externos, via sistema cooperativo americano , criou através da Lei No. 4.824 de 16/01/73, a Eletrificação Rural de Santa Catarina – ERUSC, que foi efetivamente constituída em abril de 1975.
A união das cooperativas e a crescente necessidade de se organizarem e de interagir com o Governo, através das Empresas Públicas, ERUSC, Concessionária e Agentes financeiros etc., criou-se em 25/11/73, a Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarina - FECOERUSC.
A expansão
A grande expansão da Eletrificação Rural em Santa Catarina, se deu na 2ª metade da década de 70 e início dos anos 80. O objetivo maior foi o atendimento social, a expansão não levou em consideração a viabilidade econômica e operacional. Com reflexos no baixo consumo de energia, quer pela distribuição geográfica, quer pela inexistência de hábitos de consumo de energia e pelo próprio estágio sócio cultural da população.
As Cooperativas pagaram um alto preço, tendo que praticar rateio de custos superiores ao da Concessionária em decorrência de manter sistemas elétricos sem a mínima viabilidade técnica e econômica.
Com isto, as nossas lideranças não querendo onerar ainda mais os rurícolas, que já contribuíram na implantação das redes, optaram por transferir parte dos sistemas elétricos a Concessionária Estadual, que praticava uma tarifa com subsídios, à classe rural, que não alcançava as cooperativas. Das 39 (trinta e nove) existentes, transferiu-se 17 (dezessete), aproximadamente 16,5 mil Kms de Redes e 50 mil usuários.
Representar e fortalecer as 22 filiadas para atuarem competitivamente no mercado energético, promovendo a satisfação dos cooperantes, colaboradores e dirigentes, contribuindo para o desenvolvimento e bem estar da Sociedade.
Representar e fortalecer as 22 filiadas para atuarem competitivamente no mercado energético, promovendo a satisfação dos cooperantes, colaboradores e dirigentes, contribuindo para o desenvolvimento e bem estar da Sociedade.
A Federação hoje!
Propriedades Catarinenses
Cooperativas filiadas
População atendida
Quilometros de redes
Objetivos
A FECOERUSC, tem por objetivo a congregação de esforços e recursos visando defender os múltiplos interesses das filiadas dentre os quais:
1 - Orientar e apoiar as Cooperativas pós enquadradas, como Permissionárias/Concessionária, junto a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica; Atuando em três áreas distintas: Jurídica, Técnica e de Gestão;
2 - Promover reuniões mensais para troca de informações e aperfeiçoamentos;
3 - Incentivar e apoiar fontes alternativas de energia de energia pelas cooperativas e cooperados diretamente ou em parcerias;
4 - Priorizar a segurança dos colaboradores e cooperados nos Sistemas Elétricos sob responsabilidade das cooperativas;
5 - Utilizar novas tecnologias e apoiar o desenvolvimento dos colaboradores das filiadas;
6 - Divulgar as Cooperativas de Distribuição/Geração de Energia e Desenvolvimento nos principais meios de comunicação;
7 - Promover e apoiar encontros de Cooperativas que visam a integração; e
8 - Participar no âmbito externo, nos agentes de interessam ao Sistema FECOERUSC.
Responsabilidade Social
O Sistema FECOERUSC, através das 22 filiadas atendendo a uma população de mais de 1 milhão no Estado de Santa Catarina, tem se destacado por viabilizar o social através do econômico e em muitas situações, complementado as ações do Setor Público. Foi parceiro em levar Energia Elétrica, a maioria das propriedade rurais, insumo básico de produção e bem estar a sociedade (SC cerca de 99% eletrificado). Neste contexto, a responsabilidade social das cooperativas não se restringe a apoios a projetos sociais e culturais. Trata-se de um engajamento nas comunidades com responsabilidade e ética em todas as relações, com cooperantes, colaboradores, comunidades, parceiros e Governo.
Principais ações desenvolvidas
Educação - Oferecendo bolsas de estudos para os colaboradores e filhos de cooperantes;
Incentivo a cultura e ao esporte - Com contribuição para entidades educacionais e culturais;
Outros benefícios - Comunicação através da mídia; Apoio a campanhas comunitárias. Difusão do cooperativismo nas escolas, associações, conselhos comunitários.
Assistência nas áreas de: Cooperativismo, Legislação sobre energia elétrica e outras afins.
Banco de Dados com informações sobre: energia elétrica, índices econômicos-financeiros com finalidades de gestão;
Treinamentos dos dirigentes e técnicos, objetivando melhorar a gestão e a qualidade dos serviços prestados;
Treinamentos periódicos visando, complementação, revisão, implantação e reciclagem de Normas e Procedimentos de Segurança, com as AÇÕES de Treinamentos das Normas Técnicas do Sistema FECOERUSC - Procedimentos Operacionais.
Presença do Cooperativismo na
Eletrificação Rural em Santa Catarina
Presença do Cooperativismo na Eletrificação Rural em Santa Catarina
O Cooperativismo de Energia Elétrica, faz parte da história da Eletrificação Rural em Santa Catarina nos últimos 60 anos. Atua em parceria com o Governo Federal, Estadual, Concessionária, Órgãos afins, e as comunidades que necessitam dos benefícios de infraestrutura em SC. Este esforço conjunto possibilitou o Estado de Santa Catarina com maior índice de eletrificação rural no País (98%) das propriedades energizadas.